Feliz 10 meses de processo!

Isso aí minha gente! Chegamos aos 10 meses de processo federal! Hoje é nossa data limite! E nada de notícias do consulado! Imagine você, meu caro leitor, que passamos o ano de 2010 inteirinho esperando, testando nossa paciência, sonhando...

Fizemos tudo direitinho, conforme a orientação da carta de abertura do processo. Quando venceu o primeiro prazo, em agosto, fizemos a primeira ligação. A Maura pediu que ligássemos em outubro e assim o fizemos. Dessa vez ela disse que era pra ligar em novembro, e novamente, obedecemos. Aí ela disse que se não chegasse nada até dezembro, era pra ligar novamente. Então a conversa mudou de tom... Semana passada o Sr. Incrível ligou e quem atendeu foi a Sandra. Ela sequer quis saber o nome dele... Apenas o interrompeu quando ele disse que estava ligando por orientação da Maura e que o prazo estava se encerrando. Ela “educadamente” disse para aguardar o prazo se encerrar pra voltar a ligar.

Hoje ele ligou e conseguiu falar diretamente com a Maura. Ela consultou nosso processo, disse que não tem novidade nenhuma, nem mesmo pedido de atualização de documentos. Disse que em janeiro devemos receber alguma coisa e que pode ser que até março esteja tudo encerrado.

Sinceramente, não agüento mais. Tenho vontade de chorar, de gritar, de arrancar os cabelos. O pior é ter a sensação de ser feito de palhaço e não ter a quem recorrer. Nosso planejamento já foi por água a baixo. Não compramos as passagens ainda, estávamos planejando isso para novembro. Não começamos a vender nossos pertences, pois só queríamos fazer isso quando tivéssemos a confirmação de que teríamos mesmo o visto.

Infelizmente, não há nada que possamos fazer nesse momento. Fico indignada em saber que lá na lista de timeline que acompanhamos, teve uma pessoa que enviou o processo apenas dois dias antes de nós e recebeu o pedido em 17/11... Parou na nossa vez... Tipo aquela coisa da fita de papel no caixa do mercado, acabar bem na sua vez? Só que a vantagem da fita do mercado é que a funcionaria troca na mesma hora, você não precisa ficar alguns meses esperando...

Ah, tem mais uma coisinha que queria contar. Liguei pro Dr. Alexandru pra saber da validade dos exames. A secretária dele, a Isa, disse que os exames laboratoriais valem por um ano e o Raio-x vale por seis meses. Fiquei mais aliviada, porque já tinha ouvido falar que era por volta de um mês. Se fosse assim, deveríamos refazê-los, já que daqui uns dias fará um mês que fizemos tudo...

Torçam por nós... Pra que tenhamos paciência e saibamos esperar chegar a nossa hora. Pra que a tristeza e a frustração não tomem conta dos nossos corações. E pra que alguém no Consulado tenha compaixão e respeito por nós e analisem o nosso processo pra que possamos dar continuidade às nossas vidas...

Um grande abraço,

Sra. Incrível

Sobre a consulta e os exames



Poxa, sei que estou devendo a vocês a historinha da nossa consulta médica né? Mas acontece que estou me sentindo tão frustrada, decepcionada, enrolada (e outros tantos adjetivos mais que nem sei como escrever) que tava sem ânimo para escrever... Queria muito vir aqui pra contar coisas boas, mas ultimamente a coisa tá feia...

Fomos à consulta com o Dr. Alexandru Boescu (sim, o correto é Alexandru e não Alexandre conforme o Consulado divulga) no dia 23/11. Foi bem rápido, ele nem fez ficha médica, apenas anotou umas coisinhas em uma agenda. Ele é muito simpático, nos atendeu no horário marcado, sem termos que esperar um minuto sequer! Nos fez perguntas básicas do tipo “Você já fez alguma cirurgia?”, se eu estava grávida, se fazemos uso de medicamentos de uso contínuo (inclusive anticoncepcionais), se tínhamos alguma doença pré-existente. Nos mediu, pesou, aferiu a pressão, batimentos e olhou a parte de baixo dos olhos. Eu perguntei se doenças como diabetes seriam relevantes para o consulado, pois temos amigos que estão com essa dúvida, e ele respondeu que não, desde que já estejam sendo tratadas. O que é relevante são doenças que obrigam o paciente a ficar internado constantemente, onerando o sistema público de saúde canadense.

Informei a ele que, conforme havia dito antes por telefone, o consulado ainda não havia nos enviado o documento com o pedido dos exames, porém queríamos adiantar tudo porque alguns laboratórios demoram a marcar os exames e a entregar os resultados, e como estamos próximos às festas de fim de ano, as coisas poderiam demorar ainda mais. Ele disse que não há problemas, pois ele datará os relatórios no dia em que levarmos os resultados dos exames e, como naquele dia já estávamos esperando há nove meses e quatro dias, talvez não levasse mais que um mês para recebermos tudo (ledo engano...)

O Dr. Alexandru nos deu o pedido dos exames em seu receituário porque ele não trabalha com planos de saúde, portanto, não tem guias de pedido de exames. Junto ao pedido, ele nos entregou um formulário pra cada exame, para que a pessoa que realizará os exames em nós os assine. Porém, esses formulários estão em inglês e devem ficar em branco para que o médico o preencha. Trata-se de um relatório médico fornecido pelo governo canadense, onde o Dr. Alexandru responderá a alguns questionários de acordo com o resultado dos exames. Ele colocou nossas fotos, preencheu nossos nomes e marcou o local onde os técnicos deveriam assinar para constatar que fomos nós mesmo quem comparecemos. Realmente achei que teríamos problemas com isso. Acontece que os laboratórios onde as pessoas costumam realizar os exames não aceitam o nosso plano, então fomos ao laboratório em que já estamos acostumados a ir, para marcar e ver se os técnicos assinariam o tal documento.

Foi bem melhor assim, pois os exames de sangue e urina não precisam de marcação, porém o Raio-X precisa e nos foi informado que só haveria vaga pra janeiro! Só que como tivemos que conversar com o radiologista pra saber da possibilidade de assinatura, ele disse que já conhecia esse tipo de formulário, mas era a médica responsável quem deveria assinar. Ela só estaria disponível no dia seguinte, que era para voltarmos que ele nos encaixaria!

Voltamos no dia seguinte, fizemos o Raio-X sem problemas e fomos ao laboratório fazer os de sangue e urina. Respiramos fundo, contamos a historinha do formulário em inglês toda outra vez. O medico desse laboratório disse que assinaria sim, porém só no dia em que saírem os resultados. Amanhã, dia 09/12, fica tudo pronto.

Resumindo:

- Fizemos os exames no Centro de Medicina da Guanabara, no Centro do Rio, através da Unimed;

- O técnico da radiologia que nos atendeu e disse conhecer os formulários se chama Leandro, trabalha no setor de radiologia do Centro de Medicina da Guanabara, que fica na Rua Buenos Aires, 68, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro

- Os exames laboratoriais são feitos na Rua Buenos Aires, 70, Térreo. Não precisa de marcação, jejum nem levar o potinho pra urina. É só chegar até as 15:00H que é atendido por ordem de chegada.

- Os exames são:
. Raio-X do Tórax e P.A.
. Sangue: HIV, Sífilis, Hepatite (não me lembro o nome técnico, só me lembro pra quê serve!)
.Urina: também não me lembro o nome, mas deve ser algum teste tipo anti-dopping.

Outra coisinha que quero contar. É que desde o dia em que completamos nove meses o Sr. Incrível vem tentando ligar pro consulado e nada... Hoje ele conseguiu falar com uma senhora chamada Sandra, no ramal da Maura. Ela pediu que retornasse á tarde, pois estava sozinha e pela manhã só estava fazendo agendamentos.

Aí ficamos com mais uma pulga atrás da orelha: Será que o pessoal está de férias? Será que estão trocando os funcionários? Será que tá todo mundo analisando os processos atrasados, por isso colocaram outra pessoa pra atender ao telefone? Será, Será, Será?

Vai saber! Amanhã te conto!
hits