Quanto mais espero, menos espero...




Olá tout le monde! E aí, tranquilos? Bem, nós estamos tentando manter a calma por aqui... Daqui a uns dias completaremos oito meses de processo e, até agora, só espera mesmo...

Tenho visto muita gente se descabelando pela falta de informação do Consulado, reclamando e xingando. Nós estamos tentando não ficar ansiosos, mesmo porque só viajaremos por volta de maio do ano que vem mesmo. Concordo que deveríamos ter mais informações, mesmo porque ao abrir o processo federal, o Consulado nos envia uma carta onde são estabelecidos prazos. Esses prazos estão sendo ignorados e só serviram até agora pra deixar todo mundo com cara de tacho mesmo. Depois que a “Mary John” saiu de lá, as coisas simplesmente pararam... Acho que o pessoal ficou bem enrolado... Em todos esses anos que acompanhamos o processo, não tínhamos observado o tempo de espera para o pedido de exames ultrapassar os cinco, seis meses. Não tínhamos sequer conhecimento de alguém com o prazo oficial estourado, como agora. Pode até ter acontecido, mas não nos lembramos!

Um dia desses, estava eu lendo um fórum e reparei que exatamente após a saída dela, parou tudo. Ela deve ter feito direitinho a sua obrigação e quem ficou depois, não fez a lição de casa... Entendo que a quantidade de pedidos de vistos subiu, em todas as categorias (o Canadá tá ficando mais popular!), mas acho que em quase um ano já era pra ter dado tempo de organizar a casa... Meodeos, nem eu que sou a rainha da bagunça sou tão enrolada assim!


*****


Desabafos à parte, queria responder ao Marcos lá da minha querida amada Vitória. Ele me perguntou sobre registro de diploma de cabeleireiro, etc. Bem, pelas vagas que tenho pesquisado no Emploi Québec, geralmente só se pede experiência mesmo. Algumas vagas pedem Collégial, mais a maioria pede Secondaire mesmo, que é tipo o nosso Ensino Médio, que é o que tenho. Algumas vagas de ajudante de cabeleireiro nem precisam de experiência. Você pode pesquisar no site do Emploi pelas vagas em aberto e também tem esse link aqui onde tem a descrição oficial da profissão no Canadá.

O que farei, será traduzir meu certificado do Senac. Mas só farei isso após chegar lá e se for orientada pelo Emploi Québec a fazê-lo. Em princípio, procurarei emprego de ajudante. Acho que quem tem uma profissão como essa, onde a prática é importantíssima, deveria trabalhar como ajudante para começar. No curso aprendemos muita coisa, praticamente tudo relacionado à profissão. Mas nada como o dia a dia no salão. Na escola, as pessoas têm consciência de que estão lidando com alunos e, se não tem, sempre temos a professora pra lembrá-las. No salão, você tem a obrigação de fazer tudo perfeito, em tempo hábil e ainda contar com a concorrência dos colegas, que geralmente estão lá pra te julgar e criticar...

Eu optei por não trabalhar em salão aqui. Cheguei a fazer alguns testes, mas desisti. Os donos de salão aqui exploram os cabeleireiros ao extremo, com horários rígidos, tipo, você tem hora pra entrar mas não tem hora pra sair; pagam salário mínimo e acham que é muito; e o pior: nem sempre sabem trabalhar e querem fazer o seu nome em cima do trabalho dos outros. Optei por atender minhas clientes no conforto das suas casas. Tá dando super certo. Ganho bem, pois as pessoas estão dispostas a pagar mais pelo conforto e são sempre simpáticas! Não tenho problemas com horários, atendo a qualquer dia e qualquer hora. E assim estou ganhando experiência!

Quero lembrar que o sonho da minha vida não é ser cabeleireira no Québec. Escolhi aprender essa profissão porque lá vai me dar um dinheirinho enquanto me preparo para a universidade. Tem flexibilidade de horário e a graninha que vou ganhar vai ajudar muito no início da nossa vida lá. E falando sério, a-d-o-r-o! É muito gratificante a felicidade das pessoas ao levantarem da cadeira se sentindo renovadas!

Bom, espero ter ajudado e recomendo a leitura dos links que coloquei aí em cima. Também recomendo a todos que sempre pesquisem e leiam de tudo. Até mesmo coisas que julguem desnecessárias, porque conhecimento nunca é demais e essa decisão de imigrar é muito complicada. Não decida isso em alguns dias. Até quero falar depois sobre as decepções, sobre as recusas... São assuntos polêmicos que gostaria de dar a minha opinião, só que isso é tema para um próximo post!

Fico aqui nessa nossa longa espera... Daqui uns dias faremos uma nova ligação, uma vez que nos foi orientado aguardar até outubro. Já até sabemos que ouviremos a resposta padrão: “Seu processo está em análise e não requer nenhuma ação de sua parte no momento”. Mas queremos que eles saibam que “tamo aí na atividade, tá ligado”!

Bises!

Sra. Incrível

P.S.: Brigadinha pelos comentários! Tem um monte de gente diferente por aqui! Brigadinha pelo carinho e voltem sempre!

4 Responses
  1. Marcos Says:

    que lindoooo.

    meio post só pra me responder a-mei. rsrsrs
    perguntei pq nos EUA só trabalha nessa área que fez curso e passou em um exame estadual, imagino ser parecido com o Canadá.

    Abs


  2. Beta Takaki Says:

    lindona!
    Tua hora vai chegar, se Deus quiser. Estamos aqui de coracao apertado por voces que ainda estao nessa espera sem fim. Mas chega, logo logo chega! =D

    TU falou de cabelereira... me lembrei que minha professora de frances aqui tem uma aluna que eh formada em letras e, antes de imigrar, fez um curso tecnico para ser cabelereira. Hoje ela ta em Montreal, se dando muitiiiissimo bem na area e ja abriu o salao dela! Eh cheio de brasileiro que frequenta, e ela esta super feliz! =D

    Beijo grande pra tu!!
    Beta


  3. Anônimo Says:

    Tb sou de Niteroi e tb espero o pedido de exames médicos. Entrem em contato! biancahugue@yahoo.com.br

    Estão sabendo do 1º Encontro Niterói-Quebec...será a minha casa emIcaraí dia 20-11-2010.

    Bjs Bia


  4. Anônimo Says:

    Thanks :)
    --
    http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
    для сайта entaovamos.blogspot.com


hits