Por que o Québec?

Porque o Québec nos quer!

O Québec oferece uma excelente oportunidade a profissionais qualificados de se estabelecerem por lá, contando com praticamente todos os direitos de um cidadão canadense (só não tem os direitos políticos de votar e ser votado e o passaporte canadense). Eles têm uma grande escassez de mão-de-obra qualificada, o que complica muito o crescimento da economia. Uma decisão muito inteligente do governo, é possibilitar o ingresso de pessoas qualificadas, experientes, prontas para o mercado e capazes de se integrar à sociedade deles sem maiores problemas.

O processo é baseado em um sistema de pontos. Quem tem até 35 anos, é graduado, tem experiência em sua área de formação, fala francês e tem vontade de viver em outro país, é muito bem vindo por lá. Posteriormente, falarei sobre isso e colocarei mais detalhes.

Essa pergunta vem sempre acompanhada de uma outra: por que sair do Brasil? Fácil! Ligue a TV meia horinha que seja, em um canal de notícias, ou acesse a página de um jornal qualquer, ou compre um em uma banca (para radicalizar, compre um jornal “Meia Hora”!). Corrupção, violência, descaso com o cidadão que paga impostos absurdos, falta de respeito... E não é só por parte das autoridades... esse país está sucumbindo pelo egoísmo das pessoas. Todo mundo só quer saber do que é melhor para ele mesmo, o que melhor lhe convém. O melhor lugar para se observar isso é no trânsito. É muito mais fácil estacionar na calçada que ficar rodando procurando vaga. Se vier um idoso, ou uma pessoa em cadeira de rodas, ele desvia... e por aí vai. Esse não é o lugar onde queremos criar nossos filhos. Talvez até melhore, mas acreditamos que não viveremos o suficiente para ver isso acontecer.

Li um blog há algum tempo onde o autor fala que “o mesmo cara que anda com sua moto no corredor, estaciona o carro em local proibido, joga lixo na rua, liga som alto até altas madrugadas incomodando o vizinho, fura filas, deixa o celular tocando alto “aquela” música maravilhosa que só ele adora, é o que vai me chamar de covarde, dizer que tenho que ficar aqui e lutar por um país melhor.” O que temos a dizer a respeito é: “Se você não pode mudar o mundo, mude o seu mundo”. Se temos a chance de viver em lugar melhor, onde as pessoas são respeitadas tanto pelo governo, quanto pelos outros cidadãos, independente de sua opção religiosa, sexual, cor da pele ou seja lá o que for, por que não? Por que não recomeçar? E em um lugar melhor! “Porque o mundo é grande demais pra viver e morrer no mesmo lugar.” (Pablo Neruda). Não queremos parecer arrogantes criticando tudo, mas é uma excelente oportunidade que não podemos deixar passar. Certamente é uma experiência que não tem preço. Somente isso já paga caso algo não saia conforme nossos planos.

Não gostamos de futebol (eu odeio!), carnaval, praia e calor. Somos contra o “jeitinho” brasileiro que resolve pra mim e problema de quem vem depois. Brasileiro só é patriota em copa do mundo. Também, não têm motivos pra ser fora dela... Acham que o lugar em que vivem é o melhor do mundo e não se dão ao trabalho de conhecer outros lugares porque o seu é perfeito. E quando são questionados sobre os pontos negativos, dizem que hoje em dia é tudo assim mesmo, qualquer lugar do mundo tem isso, que nenhum lugar é perfeito. Sabemos que o Québec não é perfeito, mas é melhor viver em um lugar com 50 homicídios por ano (quando muito!) que com 50 por fim de semana.

Prefiro concordar com um “sábio” que um dia disse que “o Brasil tem saída sim... e fica no aeroporto de Guarulhos...”.

Sra. Incrível
2 Responses
  1. Nenhum lugar no mundo é perfeito...e todos os lugares do mundo tem suas qualidades e seus defeitos, tal como as pessoas...Depois de 4 anos vivendo ilegal pela Europa eu regressei ao nosso problemático e encantador Brasil, vi beleza e tristeza...depois de 6 meses voltei a sair, conheci África un dos lugares mais lindos e pobres do mundo..aprendí aí a dar valor ao Brasil, mas nao o suficiente pra voltar...voltei, mas para europa,desta vez legalizada, mas sabe de uma coisa? Estar legalizado nos deixa mais seguros e abre-nos muitas portas, mas nao arranca do nosso peito a saudade da alegria dos nossos conterranios...Atualmente vivo num dos melhores países do mundo a Inglaterra...morro de saudades da alegria e da cor do Brasil, e daquele verao extenso...mas nao quero voltar. Pois aqui posso andar com minha bolsa pendurada no meu ombro sem ter que me preocupar e se por acaso eu ou meu marido por algum motivo deixarmos de trabalhar o estado nos garante casa e comida...nao há desespero, nao há lixo nas ruas, nao há menores abandonados e nem jeitinhos...viver no exterior só tem um incomodo que é as saudades e como tudo tem suas dificuldades...mas a recompensa é a paz e as Libras kkk. Mas meu conselho é façam como os incríveis, se graduem primeiro isso é o mais importante em qualquer lugar do planeta. Beijo doce


  2. A princípio nossa situação está na seguinte: Laranjeiras nos quer! É sério! Depois que apareceu a oportunidade de comprarmos o apartamento lá, agora está aparecendo a oportunidade de montarmos uma filial da nossa cozinha industrial por lá, bem como a nossa tão sonhada cafeteria.

    Eu acredito na meta de vocês e tenho certeza de que irão alcançá-la! O Sr. Incrível tem falado disso deste o início da faculdade, ou seja, há quase 10 anos eu conheço esse sonho dele e acredito que agora estará mais perto.

    Bom, dentre as minhas metas estarão também criar condições de um dia poder visitá-los em Québec.

    beijos


hits