Nossos primeiros passos...

Como disse anteriormente, começamos as aulas de francês em 2007, demos um tempo e retomamos em 2008. O próximo passo, foi o casamento. Não é necessário ser oficialmente casado, tanto que o BIQ (Bureau d'immigration du Québec – Escritório de Imigração do Québec) aceita até casais do mesmo sexo (no Canadá, pessoas do mesmo sexo podem se casar).

Preferimos nos casar oficialmente para facilitar a comprovação. Com o casamento, apenas a certidão vale como prova, mas se o casal vive em união estável, terá de enviar várias provas (extratos bancários, correspondências, fotografias) de que vivem juntos há mais de um ano. Mas, hoje digo com toda certeza que tenho o maior orgulho de assinar o sobrenome do meu lindo maridinho! E adoro quando alguém pergunta “Qual seu estado civil?” Casada! Casadíssima!

Em Junho, solicitamos nossos passaportes. O Sr. Incrível já tinha, mas estava vencido e eu não tinha ainda. Gastamos uma pequena fortuna e tivemos de esperar quase um mês para ir até a Polícia Federal. Ficaram prontos em 20 dias e lá fomos nós, buscá-los, porém... esqueci o certidão de casamento em casa. O documento só é entregue ao titular, mediante documento de identificação e confirmação da impressão digital, mas senhoras casadas devem apresentar também a certidão de casamento. Questionei a moça da entrega que se tenho que fornecer minhas digitais, eu só posso ser eu mesma (não arranquei o dedo de ninguém!), independente de mostrar a certidão, as digitais só podem pertencer a mim mesma, que é impossível falsificá-las. Ela disse que só entregaria se visse o documento, afinal a norma é essa... E viva a burocracia!

No dia seguinte, depois de um ônibus, uma barca, um metrô e um táxi, voltei com a dita certidão (esqueci de dizer que só pode ser o original, não aceitam cópias). A mesma moça só olhou pra cara da “dita cuja” (coisa demorada assim... tipo... 2 segundos) e me entregou o passaporte... fazer o quê? Ela tinha que olhar o documento (tava no roteiro dela...), afinal sou casada e ela tem que vê-lo! Não interessa se eu sou eu mesma...


Depois volto pra falar da montagem do dossiê!

Bises,

Sra. Incrível
4 Responses
  1. Um conselho: qdo sairem do Brasil leve todos os documentos que puderem traduzidos e autenticados pelos devidos consuladoe e embaixadas, pois qdo estamos fora fica muito complicado pedir isso pra quem fica no Brasil....Eu me casei com um europeu e foi muito trabalhosos pedir os documentos daí pois a burocracia é enorme, e na verdade o consulado Brasileiro nos deixa virarmos sozinhos....Qdo estiverem fora, nao contem muito com os Consulados, pois no exterior as burocracias sao ainda maiores visando o Lucro que cada Consulado quer receber. Autenticaçoes, procuraçoes, segundas vias....tudo isso é muito caro em reais ou em moeda estrangeira...E para cada documento a tratar perde-se um largo dia nas filas...Os Consulados representam o Brasil no exterior, pois é kkkk literalmente falando...com buracracia, fila, arrogancia e tudo que temos direito...kkkk. bjo doce.


  2. Ellen Says:

    Sra. e Sr. Incrível,

    Olá, descobri o blog de vocês hoje e já comecei me divertindo com os nomes :).
    Sou de Sampa, portadora de um CSQ recém saído do forno e na espera agora da parte federal. Se precisarem de alguma ajuda daqui de Sampa, é só gritar!!!
    Boa sorte no processo.


  3. Blonde Says:

    Olá,
    Gostei muito do blog de vocês. Vou passar a acompanhá-lo!
    Eu e o marido estamos esperando o pedido de exames médicos que, pelas nossas previsões, deve chegar em janeiro.
    Passem lá no nosso blog quando puderem!


  4. Harley Says:

    Oiii!!!
    Agora é esperar o CSQ!!!
    Estou torcendo por vcs!!!
    Beijos!!!


hits